Peru, Chabuca e Mario Vargas Llosa
Em 1972, pisei pela primeira vez, uma terra fora do Brasil. Era Lima, no Peru, em parada a caminho do Japão. Eu tinha 22 anos. Ia a trabalho, como repórter da revista O Cruzeiro. Naquelas 4 horas de espera, nos foi permitido descer da aeronave e caminhar nos arredores do aeroporto. Tive a companhia de uma jovem chinesa que retornava de São Paulo, para o Japão. Compramos anéis e pulseiras de prata vendidos por indígenas peruanos com suas vestes características. Imaginei que um dia ali voltaria. Já se passaram mais de 50 anos. Nunca voltei fisicamente, mas tenho feito incursões através de música e literatura constantemente por aquelas bandas. Esta semana, com a morte do polêmico escritor Mário Vargas Llosa, me vieram as lembranças do primeiro livro dele que li. " Tia Júlia e o escrevinhador". Aprendi a respeitar sua obra embora discordante muitas vezes das propostas que parecia pregar no campo político. Por último, da sua união com a ex esposa de Júlio Iglesias, a soc...
Galera, sabem quem foi Lennon? Era um componente dos Beatles, banda famosa na minha adolescência, no final dos ano 60. Ele compôs Imagine um libelo contra a guerra. Sua viúva japonesa , Yoko, vive nos EUA, costuma prestar homenagem à sua memória. O seu assassino cumpre prisão perpétua. As guerras continuam a pipocar em várias partes do mundo. Entretanto, Lennon sonhou e nós ainda sonhamos, embora estejamos longe da realidade. O que nos cerca é uma Variada profusão de conflitos. Que podem rdem ser urbanos ou internacionais. São guerras internas ou externas, movimentam milhoes de dólares, dilaceraram milhões de corações e detonam um sem número de traumas nos seres humanos.
ResponderExcluirAs crenças não eliminam as tais guerras. A paz é mesmo um sonho distante.
Como entender ou aceitar esse contexto repetitivo de homens matando homens seus irmãos e semelhantes por questões de poder ou domínio de território. Por questões étnicas ou religiosas.
É a grande derrota para o grande sonho. Lennon cantou "You May são I am a dreamer, but I am nog The only one".
Me too. Dear Lennon. Happy birthday!
Cida Torneros