Que horas falhou a tentativa de golpe em janeiro de 2023?


 A história registrará a tentativa frustrada de golpe no Brasil que poderá ser analisada sob vários ângulos como demonstra a Senadora Soraia nesta conversa. A fala é de meses atrás quando haviam decretado a quebra do sigilo bancário da deputada  Carla Zambeli. 

Uma salada mista mal arranjada pela ala extremista em seus pré conceitos e planejamentos,  incluindo , infelizmente, setores militares, civis, políticos e ideológicos além de povo massa de manobra, cuja crença em Bolsonaro e aliados não permitiu ver a crueza dos propósitos golpistas ou o absurdo dos desvios constitucionais da Organização esfacelada com cenas quase trágicas.  Sim,  digo quase porque falharam na explosão do caminhão próximo ao aeroporto de Brasília, na véspera do Natal de 2021, e dali em diante tudo se tornou difícil para decretar estado ou o tal caos que permitiria a concretização do golpe.

Uma parcela imensa de religiosidade mitificada contribuiu para um desfecho infeliz dos golpistas e simpatizantes. Houve de tudo nessa mistura inacreditável.  Entretanto houve e há sobretudo o ingrediente decisivo para desandar a massa desse bolo amargo. 

A grana que ergue e destrói coisas belas como cantou Caetano. Haja vista a loucura do embroglio com as jóias preenteadas que foram vendidas e recompradas nos EUA. 

Um séquito de criaturas sem amor à nação cooptou "inocentes" que vimos invadir as sedes dos Três Poderes num 8 de janeiro falido, odiento e devastador de moralidade ou princípios. 

Vivemos os desdobramentos dessa trama novelista e sórdida.  Temos um presidente Lula da Silva e uma frente ampla de muitos, lutando para equilibrar o projeto de Brasil soberano. Torcemos por ultrapassar as trevas que nos envolveram nos governos Temer e Bolsonaro.


Pairam ainda muitas dúvidas nos ares , verdade,  porém prevalecem as investigações e inquéritos com surpresas diárias que nos colocam no espelho revelador de muitas questões enraizadas que enquanto sociedade,  ainda não resolvemos. Por exemplo, a justiça para os crimes arquivados desde o outro golpe, em 1964.

No fundo,  fomos todos golpeados sim. Dentro. Profundamente. 

Até pela nossa postura otimista e ingênua diante de um milicianato baseado em violência e corrupção em todos os segmentos sociais. 

O Brasil se partiu em dois ou em vários enquanto as boiadas do roubo seguiram agindo seu curso golpista.

Em que momento desandou o bolo que eles estavam preparando?

A história contará  , com certeza, daqui a alguns anos.

Cida Torneros 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fim de semana em Brasília. Passou rápido!

Minhas princesas!