Chico Buarque e o seu prêmio Camões

Aquele garoto timido do final dos anos 60 que compôs A banda além de ser um carioca criado em sampa é um escritor que ganhou o prêmio Camões da língua portuguesa. Atualmente com 78 anos e casado com Carol Proner, nosso Chico Buarque de Holanda é também de Portugal, da França, do Brasil inteiro e teve até um Irmão alemão. Escreve bonito o moço. Sempre nos surpreende com o jogo de palavras. Lembro de décadas atrás de um telefonema do meu pai me apresentando a canção onde o compositor expunha nossa ancestralidade diversa. " o meu pai era Paulista, meu avô pernambucano", etc. Justo ele receber um prêmio do porte do pai da nossa língua. Roda Viva é o seu lado reflexivo que esbarra nos seus personagens femininos em cujos ápices ele nos deu como presente por exemplo " olhos nos olhos". Esse cara tem me consumido enquanto observo sua trajetória cidadã. Vai Chico. O prêmio é seu e nosso. Seus livros são faces de moedas nacionais. Pegue o Camões. Lembra como foi bonita mesmo aquela festa pá. Naquele 25 de abril? Se a Carol lembrar enfeite com um cravo a sua lapela e siga em frente do seu jeito. Desta vez deixe que sussurremos o samba de Orly em Lisboa. É o nosso lado franco português brasileiro. Mas por favor, volte sempre pra nós de olhos brilhantes e com cara de muitos amigos! Cida Torneros

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fim de semana em Brasília. Passou rápido!

Minhas princesas!