Peru, Chabuca e Mario Vargas Llosa
Em 1972, pisei pela primeira vez, uma terra fora do Brasil. Era Lima, no Peru, em parada a caminho do Japão. Eu tinha 22 anos. Ia a trabalho, como repórter da revista O Cruzeiro. Naquelas 4 horas de espera, nos foi permitido descer da aeronave e caminhar nos arredores do aeroporto. Tive a companhia de uma jovem chinesa que retornava de São Paulo, para o Japão. Compramos anéis e pulseiras de prata vendidos por indígenas peruanos com suas vestes características. Imaginei que um dia ali voltaria. Já se passaram mais de 50 anos. Nunca voltei fisicamente, mas tenho feito incursões através de música e literatura constantemente por aquelas bandas. Esta semana, com a morte do polêmico escritor Mário Vargas Llosa, me vieram as lembranças do primeiro livro dele que li. " Tia Júlia e o escrevinhador". Aprendi a respeitar sua obra embora discordante muitas vezes das propostas que parecia pregar no campo político. Por último, da sua união com a ex esposa de Júlio Iglesias, a soc...
O presidente francês Emanuel Macron veio ao Brasil sem a Brigitte. Mas se apaixonou pela Amazônia logo à primeira vista. A Logo ele que transmite a vivacidade de um estadista jovem e decidido. Entrou na brincadeira dos meses. Postou em suas redes sociais a brincadeira do casamento. Assimilou o espírito brasileiro de ser cavaleiro da esperança. Condecorou o Cacique Raoni. Com a Legião de honra criada por Napoleão Bonaparte. O mesmo que provocou a fuga de Dom João VI para o Brasil em 1808. Origem de um salto na qualidade de vida do nosso povo em formação.
ResponderExcluirDe lá pra cá, a cultura francesa invadiu o Brasil do Reino e do Império. Não sem antes termos sido invadidos por seus piratas que nos legaram São Luís do Maranhão e foram derrotados por nossos Tupinambás no Rio de Janeiro. Esse namoro é antigo. O noivado destes dias sela um amor à francesa e à brasileira.
Como todo noivado, deve durar enquanto prevaleceram sentimentos e respeito mútuo.
Da próxima vez, Macron trará Brigitte, com certeza. Afinal ela é sua paixão desde a adolescência!
Cida Torneros