Peru, Chabuca e Mario Vargas Llosa
Em 1972, pisei pela primeira vez, uma terra fora do Brasil. Era Lima, no Peru, em parada a caminho do Japão. Eu tinha 22 anos. Ia a trabalho, como repórter da revista O Cruzeiro. Naquelas 4 horas de espera, nos foi permitido descer da aeronave e caminhar nos arredores do aeroporto. Tive a companhia de uma jovem chinesa que retornava de São Paulo, para o Japão. Compramos anéis e pulseiras de prata vendidos por indígenas peruanos com suas vestes características. Imaginei que um dia ali voltaria. Já se passaram mais de 50 anos. Nunca voltei fisicamente, mas tenho feito incursões através de música e literatura constantemente por aquelas bandas. Esta semana, com a morte do polêmico escritor Mário Vargas Llosa, me vieram as lembranças do primeiro livro dele que li. " Tia Júlia e o escrevinhador". Aprendi a respeitar sua obra embora discordante muitas vezes das propostas que parecia pregar no campo político. Por último, da sua união com a ex esposa de Júlio Iglesias, a soc...
No canal Film & Adt, assisto a ópera Carmen legendada. Como sempre, maravilhosa. A Carmencita interpretada por uma soprano espetacular. O soldado José e o toureiro incrivelmente perfeito embalam a tragédia de amor. É manhã de sábado. Vejo Carmen cantar que está apaixonada. Loucamente apaixonada.
ResponderExcluirSeus amigos a relembram sobre o dever do seu compromisso com o soldado José. Ela responde que o amor está acima do dever!
Talvez esse fosse o embroglio mais intrincado de tantas gerações. Continua sendo.
O príncipe Willian, futuro Rei da Inglaterra parece ter tido um envolvimento amoroso com uma amiga da esposa Kate. O trono está quase acéfalo. Kate encontra-se internada. Há uma variedade de especulações. Ela teria sido contaminada por um vírus via órgãos genitais e a operaram deum câncer invasivamente. Tiraram-lhe útero, ovários, etc. Ela entrou em surto emocional. Está sendo tratada também por psiquiatras e ameaça denunciar traição do futuro rei, e até uma filha fora do casamento da mesma idade da princesa Charlote. Pior que ópera? Talvez.
Uma solução sugerida por tia Anne foi Willian abdicar em favor do irmão Harry. O rei Charles se nega a fazer quimioterapia. O mesmo Charles que iludiu a pobre Diana com Camilla uma vida inteira.
Impasses à parte, lembremos que o tio da Rainha Elizabeth assumiu o trono porque o amor esteve acima do dever. Sua paixão pela americana Wally Simpson.
Sei que a ópera Carmen termina com um assassinato.
Vale pelas canções. Vale pelos arroubos de amor . Vale por nós lembrar que os seres humanos contam reféns de sentimentos e de busca por poderes ou felicidades à custa de enredos, farsas ou mentiras!
Cida torneros