Clarice. Que mistérios tem




Todos. Clarice  

 Lispector tem todos os mistérios.  A ucraniana que virou carioca, jornalista e escritora, tão bonita quanto enigmática,  escreveu alentos, desalentos, graciosos textos indagativos e memoráveis parágrafos elucidativos.  Clarice tinha todos os mistérios cabíveis na vida de uma mulher à frente do século XXI.  Ela encantava e espantava. Não era o protótipo embalado e vendável de criatura da mídia de massas. Nunca seria usada em propaganda de comida ou mesmo de perfume. Porque parecia não comer e indicava usar apenas sabonete. Conclusões minhas, claro.

Lembro de ter assistido uma peça no auditório da UERJ,  após sua morte, com a atriz Beth Goulart interpretando Clarice. Era um monólogo,  profundo, Beth incorporou o Mistério e  saí de lá certa de que precisava ler mais Clarice.  Muito mais.

Hoje ela faria 103 anos. Talvez mais ou talvez menos. Seu erre arrastado ressoa. Sua elegância nórdica perpetua um tempo de mulheres fora de época.

Chico Buarque disse uma vez que não sabia como se comportar perto de Clarice. Logo ele que é famoso por interpretar o pensamento feminino. 

Clarice é patrimônio misterioso mesmo. Há muito ainda a ser descoberto sobre ela.  Que o Deus venha fazer isso. 

Cida Torneros 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fim de semana em Brasília. Passou rápido!

Minhas princesas!