O golpe da viúva Porcina


 O golpe da viúva Porcina. Aquela que foi sem nunca ter sido!


Seria cômico,  se não fosse trágico.  Desde 2022, vivemos a ameaça do golpe,  movimentos estranhos indicaram o país dividido elegendo com resultado apertado seu novo presidente , a tensão em torno da posse e o episódio funesto do 8 de janeiro.

A palavra golpe está na boca de todos. Tentativa de golpe. Quem aderiu ao golpe? O roteiro do golpe. Minutas do golpe. Ex presidente recluso nos EUA,  prisões dos golpistas que invadiram as sedes dos Três Poderes.  Afinal, quem golpeou quem? Houve mesmo o golpe? Não.  Foi só uma tentativa. Os militares desistiram de apoiar o tal golpe?

Quem fugiu? Quem lutou? Quem orquestrou? Quem defendeu a Constituição? Quem subverteu a ordem constitucional?

Quem venceu ou perdeu? Lembram da viúva Porcina? Personagem interpretada pela atriz Regina Duarte,  que usava o slogan " aquela que foi sem nunca ter sido" .  A novela era Roque Santeiro. O par da viúva foi vivido na telinha pelo ator Lima Duarte.  Sinhozinho Malta, um coronel que virava cachorrinho da madame, golpeado pela sedução da mulher espalhafatosa e intrigante.

Observo que o novo governo caminha a despeito das cpis e demandas que tratam dos atos golpistas.  O presidente Lula voa muito e pousa no mundo espalhando sobretudo um carisma que lhe é peculiar. Os militares divergem, o ex presidente Bolsonaro agora inelegível,  põe a viola no saco. Nenhuma live com direito a leite condensado. 

Um ministro da Defesa muito diplomático conduz conversas de "abafa o caso" enquanto se espera a poeira baixar. O golpe é aquele que foi sem nunca ter sido. Dias Gomes era mesmo um profeta. Lembro que dava aulas de Teoria da Comunicação, na universidade Gama Filho,  e meus alunos apresentaram Trabalho sobre a novela de grande audiência. 

Naqueles tempos, tanto quanto nos atuais, a única frase que me vem à memória,  balançando um pulso ornado com uma pulseira que poderia ser dum relógio " Rolex", ora bolas!

" Tô certo ou tô errado" ? Acho que há milhares de pulsos balançando por aí.  

Quanto à viúva  , poderíamos considerar que  vida imitou a arte, conferindo à tal atriz,  agora setentona,  o papel de nova viúva do golpe que não houve! 

Vale a pena ver de novo "Roque Santeiro", tô certa ou tô errada?

Cida Torneros 

Comentários

  1. Regina Duarte poderia ter mantido em nossa memória seus papéis tão bem desempenhados, mas... Preferiu o caminho mais torto e enxovalhou sua carreira de maneira deplorável...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fim de semana em Brasília. Passou rápido!

Minhas princesas!