Coragem para falar de feminicidios. Fisicos. Mentais e politicos!


 Tenho adiado ao máximo   enquanto sofro , falar sobre a pandemia de feminicidios. Uma onda facínora e machista que aumenta e apresenta no Brasil números astronômicos neste 2023. De cunho conservador e opressor. Baseado em valores masculinos ultrapassados de poder e posse sobre corpos e principalmente sobre as mentes livres de fêmeas produtivas e independentes.  Conivência e corporativismo de homens cujo medo de perder território e/ou comando ultrapassa seus lares e alcança lugares profissionais e até colocações na política partidária. 

Não sei detalhes sobre o caso de Simone Tebet que foi ultrajada na escolha do novo presidente do IBGE.  Mas oresumo que tanto o deputado Pimenta como o Presidente Lula passaram atestado de machistas estruturais com resquícios de homens que inconscientemente agem para abafar o brilho das mulheres que os ameaçam por competência e trajetória elegante.

Simone nos representa mas foi humilhada. Un feminicidio político explícito.  Tiro dado pelas costas ou facada traiçoeira que tenta matar o triunfo de uma excelente parlamentar capaz de ajudar o candidato Lula com a coragem e os riscos que assumiu na campanha.

Pode ser que a história esteja mal contada. Como todas as histórias de feminicidios o que acaba prevalecendo é o ato cruel do macho que mata sonhos ou vidas.

Decepção? Não.  Eles são maioria privilegiada e se aproveitam disso. Até quando? Parece que temem mesmo as mulheres capazes de sair de casa e resolver questões de vida pública. 

Estamos calejadas . Acostumadas. Não somos enfeites para adornar maridos. 

Já fomos  . Os tempos mudaram.  Mas Ainda nos atropelam ou matam. Vão reinventar o cinto da castidade ou talvez estejam ansiosos por dominar nossa crescente capacidade de estudar e pesquisar?

Sinceramente, há um clima de filme repetido nesse episódio do IBGE.  Simone poderia não aceitar a indicação? Ela conhece o jogo. 

Tantas poderiam não ter sido assassinadas?

Ora  senhores  , o mundo é das mulheres que lutam. Simone não está sozinha. Nenhuma de nós aceita mais o desrespeito.  Chega. Lula, segura na mão de  Janja e vai se libertar desse machismo estrutural conservador do ex-centrao. Já passou da hora!. Por isso, nunca tiro o meu chapéu!

Cida Torneros 




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fim de semana em Brasília. Passou rápido!

Minhas princesas!