Serestas, serenatas, minha adolescência em Minas Gerais

Comentários

  1. Meu irmão e cunhada foram em outubro numa excursão rodoviária a Minas Gerais cujo ápice foi a Vesperata tradicional em Diamantina, berço de JK e Xica da Silva. Aliás eles me trouxeram um CD com músicas de seresteiro e reconheci exatamente esta. Nos idos de 66 quando fui com meu padrinhos passar dias de férias em Itajubá, eu era uma carioca praieira frequentadora de Copacabana. Nunca tinha sido acordada no meio da madrugada por um grupo de rapazes com violão cantando em coro. No meu caso, eles cantaram " Cidinha, o Cidinha Boa noite, abra ao menos a janela, que eu canto pra você. "

    Muito emocionada com minhasprimas me chamando colocamos os Robez e fomos para o alpendre daquela casa antiga da tia Odete.
    Foram muitas mas esta me marcou. 50 anos depois estava em Natal com uma amiga e na casa do irmão dela na beira da piscina ele chamou uns amigos para tocarem violão e lá reconheci a música.Conversei com os músicos e um me disse que tinha composto aquela canção muito tempo atrás. Achava que tinha virado domínio público. Sabia que trocavam muito seus versos mas o que lhe agradava era a certeza de que muitas noites boas foram desejadas ao som da sua melodia.
    Hoje., portadora do CD com o coral de meninas de Diamantina, setentona, lembro a euforia da primeira seresta.
    Divido a singeleza da musicalidade brasileira com este vídeo enquanto canto Boa noite para alguém que possa perceber que os sonhos se renovam nas noites de luar com serestas e cantorias que enternecem corações de quaisquer idades.
    Diga ao menos boa noite que eu canto pra você!

    CIDA TORNEROS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fim de semana em Brasília. Passou rápido!

Minhas princesas!